Um equipamento de trabalho é uma máquina, aparelho, ferramenta ou instalação utilizado no trabalho em todos os sectores de atividade.
O Decreto-Lei 50/2005 de 25 de fevereiro estabelece que o empregador é obrigado a proceder a verificações e/ou ensaios, tendo em conta os riscos associados aos equipamentos de trabalho.
A verificação periódica da conformidade dos equipamentos de trabalho consiste numa inspeção aos componentes mecânicos, elétricos e de segurança dos mesmos.
Este Decreto-lei define que a verificação e ensaios devem ser realizados por pessoa competente.
Para o ajudar no cumprimento destas obrigações, este curso vai permitir-lhe:
– Identificar as exigências legais aplicáveis aos equipamentos de trabalho;
– Aplicar os princípios de integração da segurança em equipamentos em uso;
– Elaborar Listas de Verificação para equipamentos;
– Elaborar análise de riscos a equipamentos de trabalho;
– Definir soluções técnicas.
Técnicos e técnicos superiores de segurança no trabalho que exercem a sua atividade no setor industrial, designadamente ao nível da produção, bem como empregadores e outros técnicos com responsabilidades e interesse na área.
1 – Introdução às diretivas comunitárias;
2 – Diretiva Máquinas:
– Âmbito de aplicação e responsabilidades;
– Marcação CE;
3 – Diretiva Equipamentos de Trabalho:
– Âmbito de aplicação;
– Entidade competente;
– Verificações;
4 – Verificação aos equipamentos de Trabalho:
– Requisitos mínimos de segurança;
– Segurança Elétrica;
– Identificação de condições perigosas;
– Tratamento de não conformidades;
– Definição do plano de ações;
5 – Análise de Risco e Listas de Verificação;
6 – Estudo de caso:
– Máquinas e Ferramentas;
– Aparelhos e Acessórios para a movimentação e elevação de cargas;
</p><p>Curso que permite a atualização científica e técnica de Técnico e Técnico Superior de Segurança no Trabalho.</p>
3ª e 5ª feiras das 18h30 – 21h30
10% de desconto para 2 ou mais inscrições da mesma empresa.
Formação que permite a atualização científica e técnica de Técnicos e Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho.
Formação a distância em tempo real com documentação distribuída em suporte digital
Metodologia formativa: método ativo com dinâmicas online.
Licenciados ou bacharéis em Engenharia que atuem ou pretendam atuar no setor dos gases combustíveis em atividades de projeto, construção e fiscalização.