Objetivos
A capacidade para criar produtos, serviços e modelos de negócio circulares é cada vez mais importante e a transição para um pensamento circular, oferece tanto desafios como oportunidades, algumas delas ainda desconhecidas, mas que nos propomos a explorar neste curso.
A circularidade pode representar o ponto de inflexão para a transformação dos sistemas e criar diversas oportunidades para as empresas. Para tal é fundamental o desenvolvimento de competências que permitam a todos os profissionais ter ferramentas para atuar segundo estas premissas.
– Desenvolver um pensamento sistémico e circular e potenciar as redes de colaboração
– Conhecer o enquadramento, desafios, oportunidades, políticas e regulamentação da Economia Circular.
– Compreender as estratégias circulares.
– Conhecer novos modelos de negócio na transição para a Economia Circular.
– Diagnosticar os impactos do negócio, utilizando indicadores de circularidade e a avaliação de ciclo de vida do produto.
Destinatários
Quadros médios e superiores de empresas, empreendedores, consultores, estudantes e profissionais de organizações públicas ou privadas, das áreas de estratégia, inovação, tecnologia, engenharia, sustentabilidade, qualidade, operações e logística, que pretendam participar na transição para a Economia Circular.
Programa
1. Introdução à Economia Circular (2h)
2. Políticas, Regulamentação, Normalização (2h)
Estratégia europeia: Green Deal e Plano de Ação para a Economia Circular na Europa.
Políticas Nacionais de Suporte à implementação de estratégias circulares.
Normalização em preparação.
3. Modelos de Negócio Circulares (2h)
Desmaterialização, Produto como serviço, Ecodesign, Reparação/recondicionamento, reciclagem, Simbiose Industrial.
Exemplos de aplicação em diversos setores
4. Simbiose Industrial (4h)
Exemplos de Simbiose Industrial
Ferramentas de apoio à implementação:
– TOOLKIT4IS
– Plataformas de Matchmaking
Aplicação das ferramentas em estudo de caso
5. Implementação de modelos de negócio circulares (6h)
Barreiras e Incentivos
Ferramentas de suporte:
– Autodiagnóstico (reframe tool)
– Modelo de negócio (business model canvas, canvas circular ….)
– Avaliação de ciclo de vida
– Aplicação de Estudo de caso
6. Indicadores de circularidade (1h)
Apresentação de referenciais existentes para definição e cálculo de indicadores de circularidade.
7. A componente social como impulsionador da Economia Circular (3h)
– Avaliação social e sensibilização para a utilização da economia circular
– A importância da cooperação e colaboração entre partes interessadas para melhores resultados económicos e sustentabilidade.
– Mudança de paradigma – reprogramação de mindset para a economia circular.
8. Bootcamp / Workshop final (6h)
Workshop com apresentação de modelos circulares por empresas convidadas e dinamização de casos de estudo a trabalhar pelos formandos.
A formação decorrerá na sua maioria online em tempo real.
O Bootcamp / Workshop final será presencial realizado em Oeiras.
Observações
Formação realizada à distância em tempo real.
O workshop é realizado presencialmente em Oeiras.