Objetivos
A Especialização em Engenharia da Qualidade foi desenhada para preparar técnicos de qualidade capazes de:
– Implementar as mais avançadas técnicas, ferramentas e metodologias da qualidade necessárias à recolha de dados, sua análise e tomada de ações na gestão das organizações;
– Monitorizar e Controlar, de forma eficiente, os processos produtivos;
– Promover a eficácia e eficiência das organizações, agindo sobre os seus pontos críticos através de metodologias Lean;
– Otimizar o uso dos recursos disponíveis, através de pequenas melhorias e mudanças comportamentais;
– Desenvolver programas de melhoria da Qualidade, que permitam colocar as organizações em posições competitivas no mercado;
– Participar ativamente na Gestão das Organizações, contribuindo para a redução de custos, e maior satisfação dos clientes.
-Interpretar e entende a interligação dos diferentes conceitos associados à Qualidade 4.0;
A frequência deste curso prepara os formandos para o exame de certificação em SIX SIGMA GREEN BELT, pela American Society of Quality (ASQ).
Destinatários
Quadros técnicos de empresas, gestores, empresários e consultores, preferencialmente com formação superior, que pretendam desenvolver projetos de melhoria contínua, com recurso às metodologias de engenharia da qualidade e Lean.
Programa
1. FERRAMENTAS DA QUALIDADE (30 Horas)
Ferramentas básicas da qualidade
Ferramentas estratégicas da qualidade
Métodos de resolução de problemas
Equipas orientadas para a resolução de problemas (T.O.P.S.) / 8 Disciplinas (8d)
2. SPC – CONTROLO ESTATÍSTICO DO PROCESSO (30 Horas)
Conceitos fundamentais de estatística descritiva
Os Processos e a Identificação de Variáveis Criticas
Cartas de Controlo
Capacidade do Processo
3. ENGENHARIA DA QUALIDADE (35 Horas)
Custos da Qualidade
APQP
FMEA
Seleção de Fornecedores
Avaliação e Gestão de Fornecedores
Avaliação da Satisfação de Clientes
4. MÉTODOS, TÉCNICAS E FERRAMENTAS LEAN (40 Horas)
Introdução ao Lean Management
5 Ss e Gestão Visual
SMED
VSM – Value Stream Mapping
Produção puxada (PULL), Kanban e Rotinas de abastecimento
Padrões de trabalho
Poka Yoke
5. SIX SIGMA (30 Horas)
Introdução ao Six Sigma
Aplicabilidade nas empresas
Relação custo/benefício dos projectos Six Sigma
A Equipa 6 Sigma
Factores críticos sucesso
Identificação e selecção de projectos
Metodologia DMAIC
Estudos de caso e aplicações práticas
6. Qualidade 4.0 (15 Horas)
Qualidade 4.0 | Q4.0 – Definição, Passado, Presente e Futuro;
A importância da Qualidade 4.0 na Excelência Organizacional e na Transformação Digital das Empresas: casos de estudo e “benchmark”;
Propostas de Valor;
As Ferramentas da Q4.0;
Os 11 Pilares da Q4.0;
SHIFTo4.0: Níveis de Maturidade e a Importância do Processo de Gestão da Mudança e da Gestão do Capital Humano;
O Líder da Qualidade 4.0;
“Roadmap” Qualidade 4.0: “Gap Analysis”, suporte do modelo de Excelência Organizacional, das Ferramentas da Qualidade como o FMEA e da Gestão de Projeto;
Casos de Estudo ou Caso Prático – Grupo;
A frequência deste curso prepara os formandos para o exame de certificação em SIX SIGMA GREEN BELT, pela American Society of Quality (ASQ).
Veja aqui o video de apresentação:
Observações
O curso será realizado no formato online, em tempo real, através da plataforma Zoom.
Condições de pagamento (não acumuláveis):
– 5% de desconto a pronto pagamento
– 10% de desconto no pagamento da totalidade para antigos formandos das Pós-Graduações/Especializações ISQ
– Em 4 prestações: 1ª prestação de 750€ + iva e 3 mensalidades de 250€ + iva.
Curso elegível para financiamento ao abrigo do Programa ISA da Fundação José Neves. Mais informações em https://joseneves.org/pt/isa