Objetivos
A procura por profissionais qualificados em Facility Management tem vindo a aumentar em todo o mundo à medida que as organizações reconhecem o valor de uma gestão eficiente e integrada das suas instalações.
Com uma abordagem multidisciplinar, abrangendo áreas como gestão de ativos, investimentos, gestão do risco, manutenção, gestão de energia, sustentabilidade, tecnologia, continuidade do negócio, procurement, gestão imobiliária, segurança e ambiente, o Facility Management contribui para a melhoria da qualidade dos espaços e serviços, para o aumento da eficiência operacional, para a redução de custos e para o cumprimento das regulamentações e normas aplicáveis.
A Especialização em Facility Management do ISQ adota uma abordagem holística que capacita os formandos na identificação da especificidade da gestão do património edificado e na determinação das exigências dos inquilinos e dos proprietários, permitindo contribuir para acrescentar valor e aumentar competitividade.
Ao longo do processo formativo, os formandos lidarão com conceitos, exemplos e casos de aplicação e adquirirão conhecimentos tanto ao nível da participação em processos de sourcing (propostas, termos de referência, contratos e avaliação de execução), como ao nível da garantia da qualidade de execução dos trabalhos.
No final da Especialização o formando será capaz de:
– Reconhecer os requisitos estratégicos do negócio dos clientes, os fatores críticos de sucesso e a contribuição do Facility Management para os suportar;
– Identificar as características específicas da manutenção do património edificado, suas infraestruturas e a especificidade e multiplicidade dos serviços e processos de Facility Management;
– Planear e executar as atividades de Facility Management de forma a mitigar os riscos, aproveitar as oportunidades, aumentar a eficiência, promover a melhoria contínua, inovar os processos, otimizar custos e assegurar a competitividade;
– Zelar pela criação de espaços de trabalho seguros, amigos do ambiente, responsáveis e sustentáveis, garantindo a sua conformidade com as Normas, Regulamentos e Legislação associadas ao Facility Management;
– Entender o papel da liderança, da cultura, da motivação e do desenvolvimento dos recursos humanos para o desempenho das organizações;
– Intervir em processos de procurement / sourcing, estabelecer, acompanhar, avaliar e reportar em contratos de prestação de serviços de Facility Management
– Contribuir para a definição de níveis de serviço (SLA – service level agreement) e desenvolvimento de métricas para a avaliação de desempenho de serviços de Facility Management.
– Suportar o cadastro, o planeamento do ciclo de vida, a avaliação da vida restante e a realização de análises funcionais (Due Dilingence) dos ativos físicos sob gestão do Facility Management
– Participar em processos de gestão da mudança e de transformação digital, designadamente os suportados por CAFM – Computer-Aided Facility Management (Sistemas Informáticos de Gestão de Facility Management), com recurso a dispositivos móveis e novas tecnologias, explorando como as tecnologias emergentes podem impulsionar a eficiência e melhorar as operações.
Destinatários
Empresários, consultores, quadros superiores, gestores ou engenheiros que desempenham ou pretendam desempenhar funções de Facility Management.
Os candidatos devem possuir licenciatura. Excecionalmente podem ser aceites candidaturas com o ensino secundário caso possuam experiência profissional relevante.
Programa
I. FACILITY MANAGEMENT – ESTRATÉGIAS, PLANEAMENTO E OPERAÇÕES (16 horas)
– Envolvente do Facility Management (People, Place, Process, Business)
– Planeamento do Facility Management (What, Why, When, Who, How)
– Operações do Facility Management
– Estratégias e Planeamento da Manutenção no Facility Management
II. FACILITY MANAGEMENT – ESTRATÉGIAS DE SOURCING E CONTRATOS (16 horas),
– Sourcing no Facility Management
– Contratos – Avaliação do Desempenho da Execução
– Custo do Ciclo de Vida no Facility Management. Investimentos, Custos e Valor.
III. FACILITY MANAGEMENT – RECURSOS HUMANOS. LIDERANÇA, MOTIVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO (16 horas)
– Pessoas e Organização – Fatores de Diferenciação no Facility Management
– Funções, Competências, Desenvolvimento, Responsabilidades e Métricas
– Processos de Inovação e Transformação Digital. Sistemas e Tecnologias de Informação
IV. FACILITY MANAGEMENT – PATRIMÓNIO, CICLO DE VIDA, TECHNICAL DUE DILIGENCE (ANÁLISE FUNCIONAL) (16 horas)
– Technical Due Diligence – Necessidade e Benefícios no Facility Management
– Technical Due Diligence – Execução. Arquitetura e Estruturas
– Technical Due Diligence – Execução. Instalações Especiais (Mechanical, Electrical, Plumbing)
– Technical Due Diligence – Compliance, Obrigações Legais
V – WORKSHOPS E VISITAS (32 horas)
1 – Segurança Contra Incêndio
2 – AVAC
3 – Gestão de Energia
4 – Arquitetura e Estruturas
5 – Instalações Elétricas
VI. APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS FINAIS. ELABORAÇÃO DE TERMOS DE REFEÊNCIA (4 horas)
Módulo I, II, III, IV e VI são desenvolvidos totalmente à distância em tempo real.
Módulo V é presencial em diferentes locais a identificar.
Os módulo I, II, III e IV podem ser frequentados de forma independente. Consulte o nosso catálogo.
Observações
Períodos sem formação: Natal, Ano Novo, Páscoa.
As sessões presenciais que compreendem visitas e workshops serão agendados ao sábado das 9h às 13h e das 14h às 18h.
Condições de pagamento (não acumuláveis):
– 5% de desconto a pronto pagamento
– 10% de desconto para antigos formandos das Pós-Graduações/Especializações ISQ e para 2 ou mais inscrições da mesma empresa.
– Em 4 prestações sem desconto: 1ª prestação de 950€ + iva e 3 prestações mensais de 300€ + iva.
Descontos aplicáveis no pagamento da totalidade a pronto pagamento.