Objetivos
No final da formação o formando será capaz de:
– Compreender a importância do planeamento avançado da qualidade, orientado para o cliente, na gestão de desenvolvimento de produtos e processos;
– Promover a melhoria da qualidade, através da utilização das ferramentas básicas e estratégicas na resolução estruturada de problemas;
– Fazer o tratamento de dados e registos da qualidade, aplicando meios informáticos;
– Articular as várias ferramentas da qualidade, colocando em relevo o seu forte conteúdo visual e enfatizando o trabalho de equipa;
Destinatários
Quadros técnicos de empresas, gestores, empresários e consultores, com experiência na área da gestão da qualidade, que pretendam aprofundar os seus conhecimentos em ferramentas da qualidade.
Programa
FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE
– Diagrama de Fluxos ou Fluxograma
– Folhas de Verificação/Check-List e recolha de dados
– Diagrama de Pareto
– Brainstorming
– Os 5 porquês
– 5W2H
– Diagrama de Ishikawa (causa-efeito)
– Histogramas
– Gráfico de tendências
FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS DA QUALIDADE
– Diagrama de Afinidades
– Diagrama de Relações
– Diagrama em Árvore
– Diagramas Matriciais (L,T,X,Y)
– PDPC – Árvore de Decisão
– Diagrama da Rede de Actividades
– Técnicas de Priorização: Metodologia “GUT”
MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
– Utilização das Ferramentas Básicas da Qualidade
– PDCA – Relatório A3 (TPS)
– Criação de Equipas de Trabalho e desenvolvimento de Caso Prático
EQUIPAS ORIENTADAS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (T.O.P.S.) /
8 DISCIPLINAS (8D)
– Motivo da sua existência
– Metodologia de resolução de problemas
– Utilização no tratamento de reclamações
– Utilização em problemas quotidianos
– Casos Práticos (em Equipa)
Este curso dá equivalência ao módulo com o mesmo nome da Especialização em Engenharia da Qualidade.
Observações
O curso será realizado no formato online, em tempo real, através da plataforma Zoom.
Este curso dá equivalência ao módulo com a mesma designação da Especialização em Engenharia da Qualidade.