Objetivos
Se o objetivo é otimizar os processos da sua empresa e aumentar a produtividade das equipas, o Método Kanban é a forma mais eficiente de o conseguir.
Este método permite-lhe ter visibilidade sobre os fluxos de trabalho de toda organização e facilmente detetar desperdícios de tempo, recursos e encontrar gargalos no processo de forma simples. Dada a efetividade de suas técnicas, o Método Kanban tem sido essencial na otimização dos fluxos de trabalho de organizações das mais diversas áreas do mercado.
Mais do que uma ferramenta, o Kanban é hoje uma filosofia que abrange todos os fluxos de trabalho de uma empresa. É por isso primordial entender a complexidade da sua implementação e a simplicidade do seu funcionamento.
No final da formação o formando será capaz de:
– Conhecer alguns conceitos de Lean Management diretamente associados à Gestão de Operações;
– Aplicar os principais conceitos do Método Kanban
– Utilizar as práticas Kanban para gerir diariamente o trabalho
– Saber otimizar fluxos de trabalho (workflow) nas empresas
– Utilizar o quadro KANBAN para brífingues semanais e distribuição de tarefas
Destinatários
Diretores, gestores de operações, engenheiros de qualidade, processo e responsáveis de área envolvidas em processos de melhoria continua e que necessitem de melhorar as suas competências em gestão de planeamento dos fluxos de produção e de logística.
Programa
1 – Introdução ao Lean Management e à metodologia Kanban
2 – Influência na Produtividade
3 – Implementação do Quadro KANBAN:
– Áreas de Aplicação
– Princípios do KANBAN – Gestão da Mudança
– Métricas do quadro KANBAN
– Passos para a elaboração de um quadro KANBAN
– Ciclos de Feedback
– Planeamento colaborativo
– Gestão do Fluxo de Trabalho
– Sistema PULL
– Abordagem STATIK
– Quadros KANBAN (exemplos)
– Frequência KANBAN
– Acompanhamento de projetos/operações
4 – Equipas Lean – funções, papéis e responsabilidades.
5 – Exercício prático
Observações
Formação a distância em tempo real através da plataforma Zoom.