Objetivos
No final do curso o formando deverá ter adquirido as noções teóricas básicas e as competências práticas adequadas para utilização do(s) processo(s) de Soldadura: Por Elétrodos Revestidos (SER) e/ou Argon (TIG) e/ou Semi-automático (MAG), em aço-carbono.
Este curso realiza-se através de um plano individual de formação que se concentra no desenvolvimento de competências técnicas do soldador, de acordo com uma sequência de aprendizagem evolutiva.
Sendo o ISQ um Organismo de Certificação de Pessoas Acreditado pela EWF, os formandos serão preparados para a posterior prestação de provas de Certificação, segundo a Norma EN 9606-1, cuja aprovação dependerá do nível de desenvolvimento técnico atingido. Esta certificação é reconhecida a nível europeu.
Destinatários
Todos aqueles que pretendam desenvolver competências para iniciar a profissão de soldador num dos processos SER, TIG, MIG/MAG ou FF
Programa
Formação Teórica – 4 horas
– Princípios básicos do processo de soldadura SER, TIG, SOA, MIG/MAG e FF
– Electricidade na soldadura por arco eléctrico
– Equipamento de soldadura
– Métodos de preparação de juntas para soldadura
– Qualificação de soldadores (Norma EN 9606-1)
– Defeitos na soldadura, suas origens e meios de os evitar
Formação Prática – 146 horas
– Preparação das peças metálicas e bordos das juntas, efectuando operações básicas como corte da chapa, entre outros
– Regulação da fonte de potência
– Execução de soldaduras de canto e/ou topo-a-topo, entre chapas e/ou entre chapas e tubos, de aço-carbono, em diferentes posições
– Controlo e identificação de defeitos
Observações
No valor do curso ESTÁ INCLUIDO a realização de 2 Exames Qualificação Soldador segundo a norma EN 9606-1, sendo que um deles terá de ser obrigatoriamente uma soldadura de canto com espessura superior a 3mm. A aprovação a estes exames dependerá do nível de desenvolvimento técnico demonstrado.