Objetivos
As funções administrativas podem representar até 80% do custo de fazer negócios. A ideia de um escritório otimizado é relativamente nova, mas a implementação da metodologia lean nos serviços e no escritório pode torná-lo mais eficiente e produtivo. Ser lean implica dispor de uma visão estratégica e de um esforço continuado, a fim de alcançar um novo estado, caracterizado por desperdício mínimo e máximo valor para o cliente e para as partes interessadas na organização. O potencial num serviço e/ou num escritório é muito superior, em percentagem, ao alcançável num ambiente de produção industrial. O Lean Office é a aplicação dos princípios Lean à gestão do negócio. Muitas empresas falham nos seus projetos por se focarem somente na produção. É fulcral estender a melhoria contínua para o escritório. Afinal esse é o posto de comando de toda a operação!
Este curso tem como objetivos:
– Dotar os participantes dos conhecimentos fundamentais do lean (nomeadamente a compreensão das vantagens, principais ferramentas, práticas e métodos de sua implementação) e a sua aplicação aos serviços
– Apreender conceitos de minimização do tempo de espera e esforço do cliente e fornecerlhe exactamente o que pretende e quando o pretende
No final os participantes deverão ser capazes de:
– Identificar os princípios do Lean e as atividades que geram valor e/ou desperdício nos serviços;
– Conhecer e saber quando aplicar as ferramentas Lean nos serviços;
– Conhecer técnicas Lean para redução de custos, melhoria da qualidade e serviço e aumento de produtividade em serviços.
Destinatários
Todos os profissionais que pretendam aumentar a eficiência de um processo de serviços ou administrativo (contabilistas, advogados, marketeers, gestores, médicos, advogados, …) e público em geral com interesse nesta temática.
Programa
1. Enquadramento histórico – o que é lean
Princípios, método, ferramentas e caminhos
Dinâmicas
2. O que é Lean Office?
Relevância do Lean nos serviços
Processo produtivo versus administrativo: quais as diferenças?
3. Especificar valor nos serviços
Identificação de desperdícios nos serviços e no escritório
Eliminação de desperdícios nos serviços e no escritório
4. Benefícios da aplicação do Lean Office
5. Análise do fluxo de valor do serviço
Como fazer os serviços fluírem – eliminar os contra-fluxos
Fornecimento de serviços com valor adicionado em JIT – “just in time”
6. Implementação do Lean Office em 4 etapas (uma proposta)
Identificar valor no processo e no escritório
Aumentar o valor agregado nos processos
Padronizar o novo fluxo de valor alcançado
Estimular o ciclo de melhoria contínua
7. A perfeição nos serviços e a importância dos KPI – como medir o desempenho em serviços
8. Os desafios do lean nos serviços e no escritório
9. Exemplo de aplicação do lean nos serviços e no escritório
Observações
Formação a distância em tempo real com documentação distribuída em suporte digital
Metodologia formativa: método activo com dinâmicas online
Duração: 12h – 4 sessões de 3 horas, Cada sessão será composta por duas partes de 1.5 horas com pausa.