Objetivos
No final da ação os participantes deverão ser capazes de:
• Adotar atitudes pró-ativas de segurança que permitam a melhoria da qualidade do trabalho e a diminuição de acidentes nos estaleiros ou instalações.
• Identificar os principais perigos e riscos presentes nas tarefas profissionais que desempenham.
• Aplicar os princípios gerais de prevenção, respeitando as sinalizações e procedimentos de segurança.
• Cumprir as regras de utilização dos equipamentos de trabalho, de proteção e de acesso e permanência nos estaleiros e instalações.
Destinatários
Profissionais de diversas áreas técnicas, em especial, aqueles que colaboram em instalações industriais e no trabalho da construção. A ação de formação de Passaporte de Segurança destina-se a formandos que saibam ler e escrever português.
Todos os que não reunam estes requisitos, poderão frequentar o Passaporte de Segurança, sendo que não estarão sujeitos a qualquer avaliação. No final não terão acesso ao “Passaporte de Segurança”, mas ser-lhes-á atribuído uma Declaração de Frequência, caso tenham uma assiduidade de 100% da carga horária do curso.
Programa
Princípios Gerais de Segurança
Medidas de Gestão do Risco
Segurança e Saúde do Trabalho
Segurança Contra Incêndio
Trabalhos com Riscos Especiais
Trabalhos em Instalações Elétricas
Movimentação de Cargas
Observações
A realização deste curso depende do número de inscrições efectuadas e liquidadas até 5 dias úteis antes da data prevista de realização do curso. Em caso de desistência de formandos, só existe direito a reembolso com aviso prévio de 5 dias úteis. Na eventualidade de não se atingir o número mínimo de inscrições, o curso não se realizará. Os participantes inscritos serão notificados (via e-mail ou telefone) para frequentarem uma nova data prevista de formação.
A emissão do cartão de Passaporte de Segurança, com a validade de 5 anos, está dependente do aproveitamento de cada participante e do pagamento da inscrição.