Objetivos
Em todas as empresas, serviços ou processos de fabrico, podem ocorrer problemas suscetíveis de bloquear as atividades produtivas ou de originar serviços ou produtos não conformes, Por vezes esses problemas são detetados internamente mas quando isso não acontece, são detetados no cliente, enfraquecendo a credibilidade e o nome da empresa. Muitas vezes os problemas são reincidentes porque não foi eliminada a sua causa de raiz.
O processo de resolução de problemas 8D, procura identificar, corrigir e eliminar a recorrência de problemas de Qualidade.
É uma metodologia para melhoria do produto e dos processos, estando estruturada em 8 disciplinas que enfatiza a sinergia do trabalho em equipa.
Este curso irá transmitir a metodologia estruturada de resolução de problemas em 8 passos.
No final do curso os participantes estarão aptos a abordar problemas de forma sistemática e estruturada e compreender os passos necessários para corrigir e evitar problemas.
Destinatários
Diretores, Engenheiros de Produto, Processo e Qualidade, Supervisores de Produção, Chefes de Equipa, Controladores de Qualidade, Operadores e Especialista de Manutenção.
Programa
• Introdução à Resolução de Problemas
• Reuniões eficazes
• Utilização dos formato A3 de resolução de problemas e de reporting
• 1 – Formação da Equipa
• 2 – Descrição do Problema
• 3 – Definição e verificação de causas-raíz
• 4 – Implementação e verificação de ações temporárias de contenção
• 5 – Seleção e verificação de Ações corretivas permanentes
• 6 – Verificação da eficácia
• 7 – Prevenção da reocorrência
• 8 – Felicitação da equipa
• Documentação de suporte às metodologias de resolução de problemas
Este curso desenvolve-se através de exposição teórica em sala, apresentação e discussão de casos práticos exercícios e simulações.
Observações
Formação a distância em tempo real na plataforma Zoom.
Metodologia formativa activa com dinâmicas online.
Formador experiente no tema e nas dinâmicas online.