Eficiência e eficácia, produtividade e competitividade, só existem com pessoas!
por António Saraiva, Business Development Manager na ISQ Academy
A discussão diária gravita sempre em torno da entrega de resultados em função dos recursos entregues. E sempre em torno dos conceitos de eficiência e eficácia, e deprodutividade e competitividade. Cada um deles em referência a diferentes parâmetros, numa primeira análise: fazer mais com menos, atingimento da totalidade dos objectivos traçados. Ou na capacidade de produção ou desuperação da concorrência.
E como não podia deixar de ser, temos as pessoas no cerne da questão, independentemente de todo um conjunto de mecanismos ou ferramentas que possam dar suporte. A diferença érealizada pelo valor, seja aquele que é entregue ou por aquele que é percebido. Sim, porque se envolvemos parâmetros colaterais de tempo e custo, por exemplo, o que muitas vezes associamos, também, são os níveis de qualidade e mesmo os padrões éticos que estão envolvidos. Tudo, no fundo, acaba por estar correlacionado.
Leia o artigo completo no site da Human Resources Portugal: https://hrportugal.sapo.pt/eficiencia-e-eficacia-produtividade-e-competitividade-so-existem-com-pessoas/