Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
26
SET

2025

Digitalização Industrial: A Força Motriz da Competitividade Empresarial

Digitalização Industrial: A Força Motriz da Competitividade Empresarial

 

A transformação digital das empresas está cada vez mais presente e a integração de sistemas de automação tornou-se um fator decisivopara a eficiência e competitividade no mercado global. No cenário da Indústria 4.0, a capacidade de interligar diferentes sistemas de produção, gestão e monitorização é agora mais do que uma vantagem: é uma exigência estratégica.

Estudos recentes indicam que a digitalização e integração de processos podem aumentar a produtividade entre 10% e 25%. Ao centralizar informação e permitir acesso à mesma em tempo real, as empresas reduzem erros,tomam decisões mais rápidas e otimizam recursos de forma significativa,potenciando ganhos de escala e eficiência.

 

“Com sistemas integrados, conseguimos ter uma visão sistémica e em tempo real, evitando atrasos e garantindo maior coordenação entre equipas e processos, ao mesmo tempo que permite um controlo rigoroso no acesso a dados sensíveis, minimizando vulnerabilidades e reforçando a proteção contra falhas humanas e ciber ameaças”, refere Pedro Costa – especialista emautomação industrial.

 

Mais acrescenta que a capacidade de resposta em situações críticas — desde manutenções urgentes até correções de não conformidades — é drasticamente melhorada por via dos acessos remotos e possíveis de acontecerem a qualquer hora e a partir de qualquer local.

 

Face a este cenário, cresce a procura por profissionaisespecializados capazes de gerir projetos de integração de sistemas. Poderão encontrar no ISQ Academy a oferta formativa adequada, com programas de Especializaçãoem Engenharia da Automação, que alia conhecimento técnico, visão estratégica e aplicação prática em contexto real.

Com o avanço constante da Indústria 4.0, a integração de sistemas deixa de ser apenas uma tendência para se tornar uma prioridade estratégica. E quem tiver a capacidade de a implementar estará na linha dafrente das oportunidades que moldam o futuro das empresas.


Saiba mais aqui > 

 https://academy.isq.pt/informacaocurso.aspx?id=305