Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
28
MAR

2025
Data de Fim
16/04/2025
Horário
Pós-laboral (2ª a sábado)
Duração
30 horas
Local de Formação
Online
Preço
350,00€ (+ IVA)
Tipo de Formação
Formação Online
Contacto
Liliana Jesus
918375874
lrjesus@isq.pt
Informação sobre a edição do curso Ferramentas da Qualidade
Objetivos

No final da formação o formando será capaz de:

– Compreender a importância do planeamento avançado da qualidade, orientado para o cliente, na gestão de desenvolvimento de produtos e processos;

– Promover a melhoria da qualidade, através da utilização das ferramentas básicas e estratégicas na resolução estruturada de problemas;

– Fazer o tratamento de dados e registos da qualidade, aplicando meios informáticos;

– Articular as várias ferramentas da qualidade, colocando em relevo o seu forte conteúdo visual e enfatizando o trabalho de equipa;

Condições de Inscrição

Quadros técnicos de empresas, gestores, empresários e consultores, com experiência na área da gestão da qualidade, que pretendam aprofundar os seus conhecimentos em ferramentas da qualidade.

Conteúdos Programáticos

FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE

– Diagrama de Fluxos ou Fluxograma

– Folhas de Verificação/Check-List e recolha de dados

– Diagrama de Pareto

– Brainstorming

– Os 5 porquês

– 5W2H

– Diagrama de Ishikawa (causa-efeito)

– Histogramas

– Gráfico de tendências

FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS DA QUALIDADE

– Diagrama de Afinidades

– Diagrama de Relações

– Diagrama em Árvore

– Diagramas matriciais (L,T,X,Y)

– PDPC – Árvore de Decisão

– Diagrama da Rede de Actividades

– Técnicas de Priorização: Metodologia "GUT"

MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

– Utilização das Ferramentas Básicas da Qualidade

– PDCA – Relatório A3 (TPS)

– Criação de Equipas de Trabalho e desenvolvimento de Caso Prático

EQUIPAS ORIENTADAS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (T.O.P.S.) /

8 DISCIPLINAS (8D)

– Motivo da sua existência

– Metodologia de resolução de problemas

– Utilização no tratamento de reclamações

– Utilização em problemas quotidianos

– Casos Práticos (em Equipa)

Este curso dá equivalência ao módulo com o mesmo nome da Especialização em Engenharia da Qualidade.

Observações

Horário do Curso: Quartas e sextas feiras das 18h30 - 21h30;: Sábados das 9h - 13h.

O curso será realizado em formato online, em tempo real, através da plataforma Zoom.

Este curso dá equivalência ao módulo com a mesma designação da Especialização em Engenharia da Qualidade.