No final da Especialização o formando será capaz de:
- Reconhecer os requisitos estratégicos do negócio dos clientes, os fatores críticos de sucesso e a contribuição do Facility Management para os suportar;
- Identificar as características específicas da manutenção do património edificado, suas infraestruturas e a especificidade e multiplicidade dos serviços e processos de Facility Management;
- Planear e executar as atividades de Facility Management de forma a mitigar os riscos, aproveitar as oportunidades, aumentar a eficiência, promover a melhoria contínua, inovar os processos, otimizar custos e assegurar a competitividade;
- Zelar pela criação de espaços de trabalho seguros, amigos do ambiente, responsáveis e sustentáveis, garantindo a sua conformidade com as Normas, Regulamentos e Legislação associadas ao Facility Management;
- Entender o papel da liderança, da cultura, da motivação e do desenvolvimento dos recursos humanos para o desempenho das organizações;
- Intervir em processos de procurement / sourcing, estabelecer, acompanhar, avaliar e reportar em contratos de prestação de serviços de Facility Management
- Contribuir para a definição de níveis de serviço (SLA - service level agreement) e desenvolvimento de métricas para a avaliação de desempenho de serviços de Facility Management.
- Suportar o cadastro, o planeamento do ciclo de vida, a avaliação da vida restante e a realização de análises funcionais (Due Dilingence) dos ativos físicos sob gestão do Facility Management
- Participar em processos de gestão da mudança e de transformação digital, designadamente os suportados por CAFM - Computer-Aided Facility Management (Sistemas Informáticos de Gestão de Facility Management), com recurso a dispositivos móveis e novas tecnologias, explorando como as tecnologias emergentes podem impulsionar a eficiência e melhorar as operações.