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Informação sobre o curso Rebobinagem de Motores Elétricos
Apresentação

Os motores elétricos são máquinas destinadas a transformar energia elétrica em energia mecânica. São largamente utilizados em diferentes sectores de atividades e para diferentes fins, na medida em que combinam as vantagens da utilização de energia elétrica com a construção simples e uma versatilidade de adaptação às mais diversas cargas.

Mas, como máquinas que são, estão sujeitas a falhas e consequentes reparações manutenção de maior ou menor complexidade. A mais critica é quando o motor “queima”, cuja solução passa pela rebobinagem ou troca. A decisão entre trocar ou rebobinar deverá estar baseada em qual das duas opções trará para a empresa o retorno em menor tempo. Se o tempo não for critico a recuperação poderá traduzir-se num menor custo durante o ciclo de vida útil do motor.

Porém, a rebobinagem dos motores elétricos não poderá introduzir fatores que originem perdas em relação ao projeto original, o que requer dos técnicos treino de competências especificas que o ISQ se propõe desenvolver neste curso através de uma forte componente prática realizada em laboratório.

Objetivos

No final do curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Diagnosticar avarias em motores elétricos, identificando as causas e medidas de prevenção;
  • Avaliar a viabilidade técnica e económica da rebobinagem de motores face à substituição;
  • Realizar corretamente a rebobinagem de motores elétricos de acordo com o procedimento transmitido as boas práticas da arte;
  • Realizar ensaios de funcionamento após a rebobinagem por referência às características do fabricante.

Condições de Inscrição

  • Técnicos de Manutenção Industrial;
  • Eletricistas;
  • Eletromecânicos;
  • E outros profissionais que pretendam exercer a atividade de rebobinador.

Conteúdos Programáticos

1 – Tecnologia dos Motores Elétricos:

  • Classificação dos tipos de motores;
  • Aspetos construtivos;
  • Princípio de Funcionamento;
  • Características elétricas;
  • Características mecânicas;
  • Especificações técnicas.

2 – Bobinagem de Motores Elétricos:

  • Fios para bobinagem;
  • Circuito magnético;
  • Sistema de isolamento;
  • Tipos de enrolamentos;
  • Ranhuras e tipos de camadas;
  • Número de bobinas por grupo;
  • Associação grupos de bobinas;
  • Formação de polos;
  • Interpretação de desenho de esquemas;
  • Fatores a ter em consideração na tomada de decisão entre reparar ou substituir o motor.

3 – Etapas do processo de rebobinagem de motores elétricos:

– Técnicas de abertura, marcações e desmontagem do motor e seus componentes: tampa, rolamento, rotor, entre outros

– Inspeção visual ao corpo do motor

– Recolha das características construtivas do estator e do enrolador:

  • Número de ranhuras;
  • Tipo de enrolamento,
  • Número de bobinas por grupo;
  • Número de grupos por fase;
  • Ligação entre grupos de bobinas;
  • Passo de bobina;
  • Passo Polar;
  • Passo de Fase.

Esquema de ligação (número de terminais):

– Desmontagem do enrolamento

– Limpeza do estator

– Execução da bobina:

  • Moldes;
  • Seleção de fio.

– Montagem das bobinas:

  • Isolamento e tipos de material isolante;
  • Amarração e identificação das bobinas;
  • Teste de continuidade dos enrolamentos;
  • Impregnação do conjunto – estator e bobinado, com verniz isolante.

– Montagem do motor

– Ensaios a vazio:

  • Medição de corrente e potencia absorvida com tensão nominal;
  • Medição da rotação em rpm.

CASO PRÁTICO

Rebobinagem de motores de indução: monofásicos e trifásicos, em oficina, com recurso a ferramentas e equipamentos de ensaio adequados:

1 – Deteção e análise da avaria – rotor em curto circuito;

2 – Treino das etapas e procedimentos de rebobinagem de motores elétricos conforme acima descrito;

3 – Ensaios de funcionamento.

Observações

DESCONTO:

  • 10% em duas ou mais inscrições da mesma empresa.

Horário:6ª feira das 19:00 às 22:00 e Sábados das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00.

O material técnico-pedagógico é distribuido em suporte informático.