Lei n.º 40/2019, de 21 de junho e, mais recentemente, com a publicação da Portaria 25/2021 de 29 janeiro que, estabelecem o regime de prevenção e controlo da mesma, bem como, a classificação do risco e as medidas mínimas a serem adotadas pelos responsáveis dos equipamentos, redes e sistemas.
O que é? Onde e em que condições se desenvolve? Que medidas deverão ser tomadas para a sua prevenção e controlo; são questões para as quais facilmente conseguimos resposta. Mas, na prática, e na minha instalação, como devo fazer para prevenir e controlar a Legionella? E quando implementadas várias medidas o resultado continua a ser positivo; como mitigar o problema? Será que os materiais da instalação admitem tratamento por choque térmico ou químico, dentro de que valores? E, em termos hidráulicos… estará aqui a principal solução para o problema?
O presente curso visa responder a estas questões, numa perspetiva prática e aplicada, usando como estudo de caso o sistema AVAC e redes de abastecimento de água do laboratório ECOTERMOLAB by ISQ - Um edifício Energeticamente Eficiente, reconhecido como a melhor infraestrutura nacional para formação e ID em engenharia da climatização.