Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Informação sobre o curso ESPECIALIZAÇÃO EM LEAN MANAGEMENT

Edições do curso

Data de Início
25/09/2026
Data de Fim
05/02/2027
Horário
Pós-laboral (2ª a sábado)
Duração
162 horas
Local de Formação
Online
Preço
1.750,00€ (+ IVA)
Tipo de Formação
Formação Online
Contacto
Liliana Jesus
918375874
lrjesus@isq.pt
Apresentação

Neste curso a palavra de ordem é aprender a Criar valor.
O Gestor Lean vê na identificação de problemas uma fonte de informação para a melhoria contínua e, através de diversas ferramentas, promove a eliminação de desperdícios, uniformiza práticas, reduzindo custos e criando valor para todos os intervenientes.
Este trabalho foca-se nas pessoas, uma vez que as torna conscientes do seu potencial para a criação de valor, fator determinante para adotarem a melhoria contínua no desempenho das suas responsabilidades.
Ao longo do curso o formando toma para si o pensamento Lean, ganhando conhecimentos e competências que lhe permitirá aplicar estas ferramentas e desenvolver processos de implementação Lean nas organizações.

Objectivos

O objetivo deste curso é o de preparar gestores de todas as áreas de uma organização para:

  • Implementar as técnicas, ferramentas e metodologias Lean necessárias para eliminação de desperdícios;
  • Promover a eficácia e eficiência das organizações, agindo sobre os seus pontos críticos através de metodologias Lean;
  • Otimizar o uso dos recursos disponíveis, através da melhoria contínua e mudança para uma mentalidade Lean;
  • Desenvolver programas de melhoria, que permitam colocar as organizações em posições competitivas no mercado;
  • Participar ativamente na Gestão das Organizações, contribuindo para a redução de custos e maior satisfação dos clientes.

No final da formação os participantes tornar-se-ão especialistas em aplicação de ferramentas que vão desenvolver a eficiência, eficácia e competitividade das organizações.

Condições de Inscrição

Quadros técnicos de empresas, gestores, empresários e consultores que pretendam desenvolver competências na aplicação de ferramentas que desenvolvam a eficácia, eficiência e competitividade das organizações.

Conteúdos Programáticos

1 - FUNDAMENTOS LEAN – 30H

Lean Basics

  • Como surgiu o Lean
  • Os princípios do Lean Management System
  • A melhoria contínuana ISO9001:2015 e outras normas de gestão
  • Conceito de Valor Acrescentado e Valor não acrescentado aos olhos do cliente
  • Conceito de Desperdício - os 7 Desperdícios;
  • Muda, Mura e Muri (tipos de desperdício, utilização ineficiente dos recursos).
  • Estratégia Lean - HoshinKanri – fundamentos para o desdobramento da estratégia.

Guidelines para a seleção de projetos Lean

Ferramentas de Diagnósticode problemas:

  • 5W2H
  • PDCA + A3
  • VSM Value Stream Mapping

VSM – Value StreamMapping

  • Cadeia de valor
  • Metodologia deanálise da cadeia de valor
  • Mapeamento dasituação atual
  • Dados e indicadores
  • Mapeamento dasituação futura
  • Identificaçãosistemática de desperdícios nas operações
  • Cálculo deinventários
  • Definição de ações demelhoria
  • Implementação demelhorias e seguimento

2 – FERRAMENTAS DE GESTÃO LEAN – 40H

Gemba Leadership –Gestão ativa no terreno

  • O papel de um Líder e de um Gestor – abordagem aos Gemba Líderes
  • Requisitos para a comunicação eficaz
  • Estilos de liderança– ressonantes e dissonantes
  • Job Relations –Trabalho em equipa e resolução de conflitos
  • Job Instruction –Standardizar através da formação
  • Job Methods –Envolvimento dos operadores na melhoria

5S e Gestão Visual - Organização dos locais de trabalho, territórios e responsabilidades. Auditoria 5S

SMED – Troca rápida de Moldes

Kanban - Otimização dos fluxos de produção e dos stocks intermédios

POKA-YOKE – Sistemas Anti-erros

Lean Logistics / Lean Supply Chain

  • A Gestão das Compras e dos Stocks
  • Indicadores de Atividade
  • Avaliação de Fornecedores
  • Aimplementação das melhorias na cadeia de valor

Lean Maintenance

  • Organização eficaz para melhores resultados através do TPM
  • Definição e identificação e medição dos componentes do OEE
  • RCM(Reliability Centered Maintenance)
  • A manutenção como princípio de excelência

 

3 –IMPLEMENTAÇÃO LEAN PARA A INDÚSTRIA E SERVIÇOS – 40H

Lean Services

  • Identificação e eliminação de desperdícios nos serviços
  • Como fazer os serviços fluírem – eliminar os contra - fluxos

Mapear processosadministrativos;

One Point Lessons;

Melhoria Contínua –Kaizen

  • Introdução às metodologias de melhoria contínua

RAPID IMPROVEMENTEVENTS

  • A Filosofia de Melhoria Contínua
  • Workshops de melhoria em 11 passos

Quadros de equipa e gestão visual;

 

4– LEAN MASTER – 40H

  • Ferramentas de Engenharia daQualidade
  • Ferramentas de Engenharia da Qualidade
  • SPC – Controlo Estatístico do Processo
  • MSA – Measurement System Analysis
  • FMEA (VDA AIAG)– Análise de erros e modos de falha
  • QRQC - Quick Response Quality Control (controlo dequalidade de resposta rápida.

Gestão de projetos Lean

  • Projeto de Comunicação visual -PM Canvas
  • Gestão de Projetos: metodologia Scrum
  • Perfis de comunicação individual

Lean em várias indústrias e serviços

  • Farmacêutica – Exemplos de aplicação
  • Alimentar e vinícola - Exemplos de aplicação
  • Hotelaria e restauração - Exemplos de aplicação

5 – WORKSHOPS – 12H

  • Lean 4.0
  • Lean KATA
  • Lean Leadership

Veja aqui o vídeo de apresentação:

https://www.youtube.com/watch?v=e9aKLuRCuvk&t=6s

Observações

HORÁRIO:

  • Terças e sextas feiras das 18h30 - 21h30. Sábados das 9h às 13h.

MODALIDADE:

  • O curso será realizado online, em tempo real, com formadores especialistas na matéria.

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO (não acumuláveis e aplicáveis a pronto pagamento)

  • 10% de desconto no pagamento da totalidade a pronto pagamento 
  • Em 3 prestações (sem desconto): 1ª prestação de 750€ + iva e 2 mensalidades de 500€ + iva.