Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Informação sobre o curso QRQC & Ferramentas da Qualidade Aplicadas

Edições do curso

Data de Início
12/05/2025
Data de Fim
29/05/2025
Horário
Pós-laboral (2ª a sábado)
Duração
12 horas
Local de Formação
Online
Preço
300,00€ (+ IVA)
Tipo de Formação
Formação Presencial
Contacto
Joana Gouveia
937990438
jcgouveia@isq.pt
Apresentação

No contexto atual da indústria, a melhoria contínua é essencial para garantir a competitividade e a excelência operacional. A identificação e a resolução eficaz de problemas são cruciais para otimizar processos, reduzir desperdícios e melhorar a qualidade dos produtos e serviços.

O método QRQC (Quick Response Quality Control), com a integração de Ferramentas da Qualidade, são uma estratégia fundamental para lidar com problemas operacionais, promovendo uma abordagem estruturada e ágil para a análise e resolução de falhas. 

Enquanto os 5 Porquês ajudam a identificar a causa raiz dos problemas de forma simples e eficaz, os 5W2H permite caraterizar de modo mais sintético o problema em análise. 

Por sua vez, o Diagrama de Causa-e-Efeito e o FTA proporcionam uma maior capacidade de analisar as causas das falhas, quer com uma abordagem qualitativa e quantitativa. 

O QRQC integra etapas fundamentais para garantir uma resposta rápida, ações corretivas sustentáveis e a prevenção de recorrências.


Objectivos

Esta formação é essencial para capacitar os colaboradores a adotar práticas de melhoria contínua, reduzindo desperdícios, aumentando a eficiência e assegurando a qualidade nos processos produtivos. 

A adoção destas metodologias vai, não só, melhorar a capacidade de resolução de problemas, como também contribuir para a criação de um ambiente de trabalho mais colaborativo e focado na qualidade, essencial para a evolução contínua dos processos produtivos na indústria.

No final da ação de formação os participantes vão adquirir conhecimentos e competências que lhes permitam aplicar o método QRQC e as Ferramentas da Qualidade associadas para identificar, analisar e resolver problemas de qualidade de forma rápida e eficaz, melhorando a eficiência nos processos industriais.

Condições de Inscrição

Diretores, engenheiros de produto, processo e qualidade, supervisores de produção, chefes de equipa que trabalhem ou pretendam trabalhar com esta ferramenta.

Conteúdos Programáticos

1 – FERRAMENTAS DA QUALIDADE APLICADAS (3h)

A sua importância no contexto organizacional na análise e resolução de problemas.

Ferramentas aplicadas ao QRQC

  • Brainstorming
  • Diagrama de Causa-e-Efeito
  • 5W2H
  • 5 Porquês
  • FTA – Failure Tree Analyse (Tópicos de Análise Geral)

Aplicação das ferramentas em cenários reais e/ou simulados.

2 - QRQC -Quick Response Quality Control – O Método (7h = 4h + 3h)

  • Definição e o objetivo principal do método: controlo de qualidade com resposta rápida.
  • Relação com as práticas Lean.
  • Os benefícios do QRQC

a) Os 3 R fundamentais no QRQC

  • Real Time (Tempo Real)
  • Real Place (Local Real)
  • Real Data (Dados Reais

b) QRQC: Os seis pontos chave do método

- Ponto 1: Deteção imediata do problema: Métodos para identificar falhas no menor tempo possível.

- Ponto 2: Contenção e ação corretiva imediata: Medidas para evitar a propagação de problemas antes de identificar a causa raiz.

- Ponto 3: Análise de causa raiz

Integração das Ferramentas da Qualidade no QRQC

- Ponto 4: Resolução sustentável do problema

Estratégias que promovam a garantia de que as ações corretivas sejam eficazes e duradouras.

- Ponto 5: A Comunicação Efetiva

Modelos para o compartilhamento de informações entre equipes. A importância de um bom sistema de comunicação.

- Ponto 6: Documentação e Padronização

Registo das aprendizagens, de modo a evitar problemas semelhantes no futuro.

c) Os níveis de aplicação do QRQC

  • Na linha de produção: Identificação e resolução imediata de problemas pelos operadores.
  • Na unidade de produção: Análise mais detalhada e suporte por supervisores e engenheiros de qualidade.
  • Na fábrica: Visão global, priorização de problemas críticos e planeamento de ações estratégicas.

d) Estudo de Caso Real:

  • Apresentação de um problema industrial para ser tratado com o método QRQC. Aplicação dos 6 pontos-chave e níveis de QRQC para resolver o caso.
  • Integração com KPI: Analisar a evolução de indicadores de desempenho antes e depois da implementação do QRQC.

Observações

A formação decorre das 18h30 às 21h30 nos dias 12, 15, 22 e 29 maio 2025.

Formação online em tempo real.
Formador specialista na aplicação destas ferramentas.