1 – FERRAMENTAS DA QUALIDADE APLICADAS (3h)
A sua importância no contexto organizacional na análise e resolução de problemas.
Ferramentas aplicadas ao QRQC
- Brainstorming
- Diagrama de Causa-e-Efeito
- 5W2H
- 5 Porquês
- FTA – Failure Tree Analyse (Tópicos de Análise Geral)
Aplicação das ferramentas em cenários reais e/ou simulados.
2 - QRQC -Quick Response Quality Control – O Método (7h = 4h + 3h)
- Definição e o objetivo principal do método: controlo de qualidade com resposta rápida.
- Relação com as práticas Lean.
- Os benefícios do QRQC
a) Os 3 R fundamentais no QRQC
- Real Time (Tempo Real)
- Real Place (Local Real)
- Real Data (Dados Reais
b) QRQC: Os seis pontos chave do método
- Ponto 1: Deteção imediata do problema: Métodos para identificar falhas no menor tempo possível.
- Ponto 2: Contenção e ação corretiva imediata: Medidas para evitar a propagação de problemas antes de identificar a causa raiz.
- Ponto 3: Análise de causa raiz
Integração das Ferramentas da Qualidade no QRQC
- Ponto 4: Resolução sustentável do problema
Estratégias que promovam a garantia de que as ações corretivas sejam eficazes e duradouras.
- Ponto 5: A Comunicação Efetiva
Modelos para o compartilhamento de informações entre equipes. A importância de um bom sistema de comunicação.
- Ponto 6: Documentação e Padronização
Registo das aprendizagens, de modo a evitar problemas semelhantes no futuro.
c) Os níveis de aplicação do QRQC
- Na linha de produção: Identificação e resolução imediata de problemas pelos operadores.
- Na unidade de produção: Análise mais detalhada e suporte por supervisores e engenheiros de qualidade.
- Na fábrica: Visão global, priorização de problemas críticos e planeamento de ações estratégicas.
d) Estudo de Caso Real:
- Apresentação de um problema industrial para ser tratado com o método QRQC. Aplicação dos 6 pontos-chave e níveis de QRQC para resolver o caso.
- Integração com KPI: Analisar a evolução de indicadores de desempenho antes e depois da implementação do QRQC.