Os Riscos Elétricos estão presentes sempre que utilizamos equipamentos, máquinas, instalações elétricas industriais, o que deve requerer por parte do empregador uma atenção especial em termos de avaliação de risco e prevenção dos mesmos por forma a eliminar ou reduzir a exposição e aumentar os níveis de proteção.
Conforme previsto no DL 102/2009, na sua atual redação, o empregador deve garantir que o colaborador tem os conhecimentos e aptidões necessários para a realização das tarefas que lhe são confiadas, fornecendo informação e formação necessárias ao desenvolvimento da atividade em condições de segurança e de saúde.
O presente curso pretende que técnicos de manutenção e operadores em processos produtivos industriais conheçam os riscos elétricos a que estão expostos e desenvolvam as aptidões necessários para atuar de forma segura.
No final da ação de formação os formandos deverão ser capazes de:
– Valorizar a adoção de atitudes pró-ativas de segurança que permitam a melhoria da qualidade do trabalho e a diminuição de acidentes nos estaleiros ou instalações.
– Identificar situações de risco elétrico inerentes ao posto de trabalho e às tarefas que executa.
– Identificar e interpretar os sistemas de controlo de fontes de energia Lockout/Tagout.