Uma placa eletrónica nova pode representar 30% a 60% do valor total do equipamento. A sua reparação, na maioria dos casos, representa 10% a 20% desse valor, sendo que na maioria dos casos, os componentes que avariam custam cêntimos (fusível queimado, condensador em curto, solda fria, resistências) que não justificam de todo a substituição total da placa.
Um técnico de manutenção que consiga fazer reparações de natureza eletrónica, diferencia-se de quem apenas substitui peças. Ao mesmo tempo, aumenta a credibilidade e gera confiança e fidelização do cliente, que sente que o técnico não está ali apenas a vender peças, mas para dar a melhor solução custo-benefício.
A crescente eletrificação e digitalização de máquinas e equipamentos — desde eletrodomésticos até sistemas de climatização, refrigeração e equipamentos industriais — tem levado a uma maior dependência de placas eletrónicas e, consequentemente, a uma crescente procura de profissionais capazes de diagnosticarem e repararem avarias em placas eletrónicas e seus componentes.
O ISQ ACADEMY apresenta este curso intensivo com uma forte componente prática laboratorial como resposta a esta necessidade.