A evolução tecnológica tem vindo a permitir que a mobilidade elétrica (ME) rodoviária surja como uma alternativa aos modos de propulsão convencionais, baseados em combustíveis fósseis. Mas, por outro lado, tem também ditado inúmeros desafios, nomeadamente a nível das baterias e das infraestruturas de carregamento. Mas uma coisa é certa a ME veio para ficar e com enorme perspetiva de crescimento.
As instalações elétricas destinadas a alimentar as tomadas ou postos de carregamento de veículos elétricos em edifícios têm regras técnicas específicas em termos de projeto, instalação e exploração, previstas na Portaria 220/2016 de 10 agosto que regulamenta o artigo 28.º do DL 39/2010 de 26 abril, alterado pelo DL 170/2012 de 1 agosto e pelo DL 90/2014 de 11 junho.
O ISQ propõe-se desenvolver as competências necessárias em termos de conceção, projeto e instalação de postos de carregamentos de veículos elétricos, para o setor residencial e predial com acesso privado ou uso exclusivo, novo ou existente, de acordo com o Guia aprovado pelo despacho da DGEG n.º 5 de 24 de janeiro 2018, interpretando e aplicando as RTIEBT.