Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Informação sobre o curso Ferramentas da Qualidade

Edições do curso

Data de Início
17/04/2024
Data de Fim
15/05/2024
Horário
Pós-laboral (2ª a sábado)
Duração
30.0 horas
Local de Formação
Online
Preço
300,00€ (+ IVA)
Tipo de Formação
Formação Online
Contacto
Liliana Jesus
918375874
lrjesus@isq.pt
Objetivos

No final da formação o formando será capaz de:

  • Compreender a importância do planeamento avançado da qualidade, orientado para o cliente, na gestão de desenvolvimento de produtos e processos;
  • Promover a melhoria da qualidade, através da utilização das ferramentas básicas e estratégicas na resolução estruturada de problemas;
  • Fazer o tratamento de dados e registos da qualidade, aplicando meios informáticos;
  • Articular as várias ferramentas da qualidade, colocando em relevo o seu forte conteúdo visual e enfatizando o trabalho de equipa;

Condições de Inscrição

Quadros técnicos de empresas, gestores, empresários e consultores, com experiência na área da gestão da qualidade, que pretendam aprofundar os seus conhecimentos em ferramentas da qualidade.

Conteúdos Programáticos

FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE

  • Diagrama de Fluxos ou Fluxograma
  • Folhas de Verificação/Check-List e recolha de dados
  • Diagrama de Pareto
  • Brainstorming
  • Os 5 porquês
  • 5W2H
  • Diagrama de Ishikawa (causa-efeito)
  • Histogramas
  • Gráfico de tendências

FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS DA QUALIDADE

  • Diagrama de Afinidades
  • Diagrama de Relações
  • Diagrama em Árvore
  • Diagramas matriciais (L,T,X,Y)
  • PDPC – Árvore de Decisão
  • Diagrama da Rede de Actividades
  • Técnicas de Priorização: Metodologia "GUT"

MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

  • Utilização das Ferramentas Básicas da Qualidade
  • PDCA – Relatório A3 (TPS)
  • Criação de Equipas de Trabalho e desenvolvimento de Caso Prático

EQUIPAS ORIENTADAS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (T.O.P.S.) /

8 DISCIPLINAS (8D)

  • Motivo da sua existência
  • Metodologia de resolução de problemas
  • Utilização no tratamento de reclamações
  • Utilização em problemas quotidianos
  • Casos Práticos (em Equipa)

Este curso dá equivalência ao módulo com o mesmo nome da Especialização em Engenharia da Qualidade.

Observações

Horário do Curso: Quartas e sextas feiras das 18h30 - 21h30;: Sábados das 9h - 13h.

O curso será realizado em formato online, em tempo real, através da plataforma Zoom.

Este curso dá equivalência ao módulo com a mesma designação da Especialização em Engenharia da Qualidade.