A aposta na Energia Solar Fotovoltaica é um dos principais objetivos do Plano Nacional de Energia e Clima 2030, tendo como principal objetivo a cobertura de 80% das necessidades energéticas do país através de energia renovável até 2030 e a eletrificação de 65% da sua economia até 2050.
Em Portugal coexistem dois regimes de produção:
1 – Regime de Produção Distribuída: Autoconsumo e Unidades e Pequena Produção (UPP), projetos abaixo de 1 MW de potência, regulados pelo Decreto-Lei n.º 153/2014;
2 – Regime de Produção para venda à Rede Elétrica de Serviço Público (RESP), projetos acima de 1 MW de potência - regulados pelo Decreto-Lei n.º 172/2006, de 23 de agosto, alterado e republicado através do Decreto-Lei n.º 76/2019 de 3 de junho -, qualquer que seja o destino final da energia elétrica produzida: injeção na RESP ou autoconsumo.
Será sobre este segundo regime de produção de energia PV que incidirá o presente curso, trabalhando todas as fases do processo, nomeadamente o estudo prévio, com toda a tramitação junto das entidades competentes; o dimensionamento; o licenciamento e construção das centrais fotovoltaicas.
Apresenta-se como uma formação avançada e complementar ao curso de Projeto de Sistemas Fotovoltaicos – Autoconsumo- 30h.